HeForShe?!

Hey guys!

Feminismo: Sistema que defende a igualdade dos direitos entre os gêneros.

Hoje é o BDay da linda da Emma Watson e eu vi várias matérias falando dela e da sua atuação como embaixadora da ONU, e me chamou muita a atenção uma matéria da Capricho que falava sobre o discurso de abertura da HeForShe, e eu fiquei simplesmente emocionada com o discurso dela, e senti que deveria falar algo aqui sobre esse assunto.

Quero começar com uma pergunta: "Eu sou feminista. E você?".
Quer saber porque eu digo isso? Porque eu vejo todos os dias as pessoas julgando as garotas por não serem tão "femininas"; porque eu ouço as pessoas julgando os meninos por serem sensíveis, por serem humanos, sendo mais sincera; porque eu já escutei várias pessoas dizerem que "mulher tem que cuidar da casa", "mulher não deve trabalhar fora de casa se tiver filhos", "isso é trabalho de mulher" ou "isso é trabalho de homem", dentre tantas outras frases absurdas que ouvimos diariamente; eu sou feminista porque já me disseram que "tenho que saber lavar, passar e cozinhar porque sou mulher" e que "homem não tem que ajudar nos serviços domésticos"; porque eu não me conformo que em pleno o século 21 as mulheres ainda ganhem menos que os homens pelo simples fato de serem mulheres; porque eu acredito que, como garota, não devo ser chamada de mandona pelo simples fato de querer liderar algo; porque os meninos da minha classe insistem que merecem a maior parte da quadra, apesar de serem menos de 25%, porque "nós não precisamos treinar e eles sim" e "eles são meninos e merecem a maior parte da quadra pra poder jogar futebol", e isso me deixa inconformada; porque eu não aceito ser rotulada de "sexo frágil" ou de fraca; porque eu quero ter direito sobre mim; porque eu quero igualdade; porque eu espero que daqui à 20 anos as meninas na índia e na África não sejam obrigadas a se casar ainda crianças e tenham direito a educação ou que no oriente médio a mulher não seja apenas um adorno para o marido ou que os meninos em todo o mundo não sejam obrigados a reprimir os sentimentos para não serem "menos homens"; porque eu espero um mundo melhor; porque eu quero um mundo melhor; porque eu vou fazer por onde.
A HeForShe é sobre liberdade, para todos nós, homens, mulheres, seres humanos, e vamos lutar por isso.

Aqui vai uma parte do discurso da Emma que eu retirei do site da Capricho:
"Você pode estar pensando, 'Quem é essa garota de Harry Potter? O que ela está fazendo na ONU?. E essa é uma boa pergunta. Eu venho me perguntando a mesma coisa. Tudo o que eu sei é que eu me preocupo com o problema e quero ajudar a melhorá-lo", falou Emma. "E ter visto o que vi e poder ter essa chance fez eu me sentir responsável e querer falar algo. Edmund Burke diz que tudo o que as forças do mal precisam para triunfar é um bom homem e uma boa mulher que não façam nada. Em meu nervosismo para esse discurso, eu tive momentos de dúvida. Eu repetia a mim mesma, 'Se não sou eu, quem será? Se não agora, quando?'. Se você tem dúvidas parecidas, quando a oportunidade aparecer, eu espero que essas palavras te ajudem, porque na realidade, se você não fizer nada, vai levar 75 ou até 100 anos para que as mulheres recebam o mesmo salário que um homem fazendo o mesmo trabalho. Depois de 2086, garotas na área rural da África terão a oportunidade de estudar o ensino fundamental."

"Assim como fez no Uruguai, Emma Watson saiu em defesa das feministas e chegou a falar que o termo de tornou 'impopular', com muitas mulheres com medo de 'se identificar como feministas. 'Aparentemente, eu estou entre a classe de mulheres que suas expressões sãos vistas como muito fortes, muito agressivas, isoladoras e anti-homens, até mesmo desinteressante. 'Porque a palavra se tornou tão desconfortável?', afirmou a atriz. 'Eu fui nomeada (embaixadora da ONU) há seis meses e quanto mais eu falo sobre feminismo, mais eu tenho me dado conta de que lutar pelos direitos das mulheres tem frequentemente se tornado sinônimo de ódio aos homens."

#HeForShe

Nenhum comentário:

Postar um comentário